Motivação Para Estudar – 11 Passos para você acabar de vez com o desanimo e com a procrastinação

Motivação Para Estudar

Você já passou por isso?

Você acorda cedo, planeja todo o dia para estudar, mas quando chega na hora de executar… você decide assistir um filme, depois abre o facebook, fica no whats app… e no dia, percebe que não conseguiu estudar nada.

Bem, esse mal é como uma raiz que vai evoluindo a cada dia, se não for tratada.

Vou confessar para você que já passei muito por isso, e depois de um tempo descobri que o verdadeiro motivo de eu não estar conseguindo fazer acontecer era a falta de motivação para estudar.

Mas sabe o que é pior em tudo isso?

… é que assistir um vídeo de motivação não adianta, ele só te dá uma  vibração momentânea.

Mas se você está disposto a mudar de vez essa situação, a acordar todos os dias com disposição, força de vontade e partindo pra ação. Chega aqui comigo que vou te mostrar nesse artigo um passo a passo que se você seguir, tenho certeza que vai alcançar muitos resultados. 🙂

…mas antes de a gente começar, eu quero que você se comprometa em estar a fim de mudar, se comprometa a fazer a diferença a partir de hoje. Tá realmente disposto a fazer isso?

Eu não quero ficar falando aqui nesse artigo coisas como “você pode mais… você é capaz… vai lá, você consegue“. Acredito que se você me lendo aqui, já sabe de tudo isso né. 😉

Então meu objetivo aqui é te ajudar a impulsionar a sua vontade e a sua capacidade de agir, e acredite em mim, se tem uma coisa que podemos impulsionar muito, é a nossa vontade de agir. E aí, tá preparado?

Então vamos lá…

No decorrer do artigo, para ficar melhor a didática, adicionei vários vídeos motivacionais, porque eu acredito que se for assistido com intenção é possível tirar muito valor e insight desses vídeos.

Eu acredito que um vídeo sozinho no meio do seu dia pode não fazer tanta diferença, mas se você colocar uma sequência correta, o mindset correto e intenção… Isso já pode ser o suficiente para te levar ao próximo nível.

Então pensando dessa forma, não tinha vídeo melhor para começar o artigo do que esse, esse é um daqueles vídeos que faz você se questionar “o que eu realmente quero tirar da vida?“.

Dá uma olhada…


Esse artigo foi dividido em 11 passos, que se você colocar em pratica, tenho certeza que vai ter uma enorme vontade de levantar da cama todos os dias e fazer acontecer.

Pode ter certeza que a partir de agora não vai ter mais tempo na sua vida para reclamar, para a desmotivação e para o medo.

E sabe porquê?

Porque você vai chegar no final desse artigo tendo muito claro qual é a sua intenção, e tudo o que você for fazer a partir de agora, vai colocar intenção.

Quando for assistir um vídeo no youtube, vai pensar “o que eu quero tirar desse vídeo?“, quando for ler um livro, vai pensar “o que eu quero tirar desse livro“, quando estiver se divertindo, vai se perguntar “como eu me entregar profundamente nessa diversão pode me ajudar a atingir os meus objetivos de longo prazo?

Imagine uma vida que todos os dias existe uma coisa grande acontecendo, todos os dias é um grande… Essa pode ser a sua vida. 😉

Parece impossível?

Vou te falar que não é impossível, mas lembre… eu não estou aqui para te mostrar o que é possível e o que não é possível, estou aqui para te ajudar a ter resultados de forma simples e prática… esse é o meu propósito de vida. 🙂

E se pode algum acaso você chegar no final do artigo sem conseguir alcançar esses resultados que estou prometendo aqui, pode deixar o seu comentário lá no final que vamos resolver isso juntos. Combinado?

Então vamos lá que o artigo só está começando…

Passo 1 = Qual é o seu mindset?


mindset-motivacao-para-estudar

Você já ouviu pessoas fracassadas culpando todo mundo pelo seu fracasso?

Talvez você se pegue fazendo isso, mas não tem nenhum problema, isso ocorre inconscientemente, de um modo que é difícil perceber.

Dá uma olhada nas queixas mais comuns das pessoas:

  • Se não fosse a crise minha empresa seria a melhor do ramo hoje;
  • Se eu tivesse um bom professor, eu teria me dado bem em matemática;
  • Aquele curso não presta, não consegui ser aprovado.

Acredito que em casa esquina que você chegar é possível encontrar um tipo de pessoa se queixando da vida, sendo uma verdadeira vítima.

Se você quer realmente fazer acontecer e ter resultados como nunca imaginou, precisa entender uma única coisa. Tá preparado?

Então lá vai… “você é a única pessoa no mundo responsável pela sua vida“.

É você quem decide o que vai ser da sua vida, ninguém pode e ninguém faz essa decisão por você.

Quer ver uma coisa legal?

A coisa legal seria isso: “todas as suas decisões e escolhas que você fez no passado te transformou na pessoa que é hoje, e o que fizer hoje vai definir como vai ser o seu futuro“.

Simples né?

E depois que você entende isso vem aquela ideia louca “Oh my God… o que eu posso fazer hoje então que vai mudar completamente o meu futuro?

haha… calma aí que não chegamos nessa parte ainda. O que eu quero que você entenda aqui é que NINGUÉM tem culpa de você levar a vida que você leva hoje, a não ser você mesmo.

Tem uma frase do Paulo Vieira que eu adoro muito, e ela resume tudo o que estamos falando aqui:

Cada um tem a vida que merece – paulo Vieira

Simples e claro, você tem a vida que merece, nem mais, nem menos. A pergunta agora é “o que você pode fazer hoje para merecer mais da vida?

Que tal começar a se responsabilizar por tudo que acontece na sua vida?

Quando você começar a fazer isso vai perceber que a vida é muito mais fácil, porque você pode mudar tudo e criar a vida que quiser… vai até começar a falar coisas como:

  • Não fui aprovado no concurso que eu queria, mas a culpa é toda minha porque não estudei o suficiente.
  • Meu funcionários não entregam o melhor serviço possível, mas a culpa é toda minha porque não treinei eles de forma eficiente.
  • Não estou ganhando o dinheiro que gostaria ganhar, mas a culpa é minha porque não estou fazendo por merecer mais dinheiro.

É isso… isso que você acabou de ver é um estilo de vida cheio de resultados e sem reclamação. Esse é o segredo de uma vida de realizações 🙂

Sabe o que é legal? Quando você começar a pensar dessa forma, vai conseguir enxergar muitas possibilidades que simplesmente não via antes. Porque agora a briga é de você, com você mesmo. 🙂

Muito louca essa conversa?

Segura na cadeira que tem mais, só estamos começando por aqui… rs 😉

Que raios é mindset?

Traduzindo ao pé da letra mindset seria mente configurada. O que isso significa?

Existe uma programação para a mente parecido com um software de computador, o mindset seria o software da mente, todos os conjuntos de crenças e valores enraizados na sua mente.

Entendendo isso é possível perceber que cada pessoa possui um mindset (um software) diferente rodando na cabeça, e é por isso que existe inúmeros tipos de opiniões.

Está fim de aceitar um desafio?

A partir de agora quando for conversar com uma pessoa bem próxima, como o seu melhor amigo por exemplo, observe a forma como ele vê o mundo. Você vai acabar percebendo que mesmo passando por situações parecidas, vocês vão ter opiniões diferentes.

O que é possível para você, talvez seja impossível para o seu amigo, e vice-versa.

Quer um exemplo claro?

Fale sobre concurso público com uma pessoa que trabalhou a vida inteira na iniciativa privada e vai escutar ela vai dizer:

  • Para ser aprovado tem que ter muita sorte
  • Existe uma corrupção, o governo só chama quem ele quiser, e o concurso é para tampar buraco.

Você percebeu?

Cada pessoa possui um mindset diferente.

Mas o ponto aqui que eu quero passar aqui é que o seu mindset está interferindo diretamente na sua motivação para estudar.

Você já parou para analisar como está o seu mindset? O que vem na sua cabeça quando pensa em estudar?

Dá uma olhada nas crenças mais comuns que limitam os concurseiros de ter motivação para estudar:

  • Eu não estudei suficiente então não vou passar;
  • É prova da cespe provavelmente não vou ir bem;
  • Meu concorrente é formado em direito, minhas chances são minimas em relação a ele.

Simplesmente por ter essa programação mental você nem sente vontade de abrir um livro e começar a ler, porque o seu mindset já diz que é impossível para você. Conseguiu entender?

Tá mais agora você me pergunta “ok, Edvan eu entendi, agora como eu faço para mudar meu mindset?

isso é o que vamos falar no próximo tópico… 😉

Reprogramação de Crenças

Reprogramação de crença vem da PNL (Programação Neurolinguística) que significa nada mais do que reprogramar o software da sua cabeça.

Eu sei que pode parecer ridículo falar que temos um software na nossa cabeça, mas isso é a verdade, e quando você aceita isso, você fica livre para reprogramar esse software.

Então vamos lá…

É muito fácil falar o que você precisa fazer, difícil é falar como você faz.

Você já sabe que precisa reprogramar as suas crenças, mudar o seu mindset para ter motivação para estudar e conseguir atingir os seus resultados, mas agora como é possível fazer isso?

Pensando nisso eu resolvi compartilhar um vídeo do Paulo Vieira, um cara que admiro muito. Nesse vídeo ele vai explicar como você pode reprogramar as suas crenças e atingir os resultados que deseja. Dá uma olhada. 🙂

Passo 2 = Para onde você está indo?


motivacao-para-estudar-passo2

Tá preparado para mais um desafio? 🙂 Vamos lá…

Pare para pensar como seria a sua vida daqui a 5 anos se você continuar fazendo as mesmas coisas que faz hoje?

Agora… descreva como você gostaria que fosse a sua vida dos sonhos em 5 anos?

O que você está fazendo hoje tá te levando para a vida dos sonhos?  Se a reposta for sim, ótimo… porque isso diz que está no caminho certo. Se for não… não se preocupe, vamos trabalhar nisso aqui.

O quero passar nesse 2º passo é o seguinte “você precisa ter muito claro onde quer chegar“, mas para você colocar isso em metas é preciso seguir algumas regras:

  • Não pode ser nem muito fácil a ponto de ser totalmente alcançável e nem muito difícil a ponto de se tornar impossível de realizar;
  • Quanto mais detalhado melhor; e
  • Você precisa já se imaginar chegando lá.

Com essas regras você consegue deixar muito claro onde quer chegar.

Um ponto que quero que você fique atento e que muitas pessoas pecam é a regra número 2 “quanto mais detalhado melhor“, é muito comum ouvir coisas como:

  • Eu quero ser aprovado; ou
  • Eu quero ficar rico.

Isso além de ser muito vago não passa de uma vontade. Então crie algo mais específico, como:

  • Eu sou aprovado no concurso do TRF – Tribunal Regional Federal da 1° região até junho de 2017; Ou
  • Eu ganho 15 mil reais por mês a partir de setembro de 2017.

Simples e claro né?

No livro “Metas – Brian Tracy” encontrei uma fórmula que achei muito legal que o autor chama da “Fórmula dos Três P“, ele explica da seguinte forma:

  • As metas precisam ser escritas em termos Positivos, Pessoais e no Presente.

Então com isso ao invés de dizer “ganhar 15 mil reais por mês…” você fala “eu ganho 15 mil reais por mês…

Top né?

Só com esse método você já vai ter uma clareza profunda de onde quer chegar, mas se você deseja ir um pouco mais além, dá uma olhada no que eu vou falar agora sobre cartaz dos sonhos… 😉

Cartaz dos Sonhos

Não sei se você sabe, mas o seu subconsciente é semelhante a uma criança de 7 anos. Se você tentar ler a bíblia para uma criança com essa idade, ela vai ficar entediada e nem vai te dar moral.

Mas se você criar vários desenhos sobre a bíblia, essa criança vai ficar totalmente interessada.

E é dessa forma que o seu subconsciente funciona. Fazendo isso da forma correta é possível setar muito bem a sua intenção para estudar.

Tá mais agora você me pergunta: “ok, Edvan por que raios eu preciso treinar o meu subconsciente?

Porque estamos usando o subconsciente a todo momento, ele é o “famoso piloto automático”. Todas as atividades que você faz muito bem hoje, é porque já não pensa mais para executar.

Um exemplo bem claro disso é se você dirige, quando começou a aprender a dirigir, mal conseguia fazer todas as coisas ao mesmo tempo, não conseguia nem conversar com alguém, mas agora você faz isso tranquilamente, porque se tornou algo inconsciente. (Claro, esse exemplo só funciona se você dirige rs)

O meu objetivo aqui é te mostrar um método para que tudo o que você deseja realizar se torne inconsciente, de forma que até quando estiver dormindo vai está progredindo, porque o subconsciente nunca para.

Tá preparado?? 🙂

O melhor método que eu encontrei para colocar isso é prática, foi o cartaz dos sonhos.

Cartaz dos sonhos é uma ferramenta desenvolvida pelo Coach Felipe Lima, do site sougenius. Nada mais é do que todas as suas metas em um modelo visual.

Dá uma olhada no cartaz que fiz para mim…

Cartaz dos sonhos

E como você pode criar um cartaz do sonho?

Muito simples:

  • Escreva tudo o que você deseja realizar na sua vida em um período de 5 anos;
  • Pesquise imagens do que você deseja realizar (pode ser no google ou em revistas);
  • Imprima essas imagens e cole em uma cartolina (você pode fazer no computador pelo power point também);
  • Deixe esse cartaz perto do lugar onde você estuda, e todos os dias antes de estudar olhe para tudo que está buscando.

Acredito que já ficou bem claro o poder do cartaz dos sonhos, né?

Pensa bem, as vezes você fica procrastinando porque não tem clareza de onde essa 1 hora de estudos pode te levar, mas com o cartaz dos sonhos fica tudo muito claro para onde você está indo.

O segredo dos estudos é ter clareza, quando você tem muito claro onde quer chegar, você luta todos os dias para chegar lá. 😉

Então eu aconselho você a fazer o seu cartaz dos sonhos, e depois se pensar que é interessante, deixe um comentário lá no final do artigo contando o que achou da experiência. 😉

Aeee… Como eu falei, esse artigo está recheado de vídeos, aqui vou deixar mais um vídeo que pode complementar o que estamos conversando. Dá uma olhada.

Passo 3 = Onde você está?


motivacao-para-estudar-passo3

Essa pergunta parece até meio idiota, né? “onde você está?

Mas ela acaba fazendo muito sentido quando você percebe que saber onde está é essencial para traçar um caminho para aonde deseja ir.

Pense bem, vamos supor que você deseja ir para San Diego na Califórnia, você acha que consegue comprar uma passagem sem colocar o local de saída, só com o destino?

Consegui captar? Faz sentido isso para você?

Isso acontece também com as metas e objetivos. Você precisa se localizar primeiro e depois detalhar o local de chegada, aí é bem simples criar um caminho.

Isso é bem fácil de identificar em metas financeiras, para você conseguir atingir um patrimônio desejado, primeiro vai precisar detalhar qual é o seu patrimônio atualmente, e depois basta entram em uma execução massiva para atingir o que falta.

E como você sabe onde está nos estudos?

Existe uma forma muito simples se você está estudando para concurso, vestibular, ENEM e qualquer outra prova. Basta seguir esses passos:

  • Buscar a prova aplicada no concurso, ENEM ou vestibular anterior;
  • Resolver a prova sem consultas;
  • Comparar o seu número de acertos com os candidatos aprovados;

Com isso você consegue metrificar como está atualmente, depois basta criar um plano de ação para chegar no nível que deseja.

Acaba sendo impossível ter motivação para estudar se você não tem um mapa de tudo o que precisa fazer para atingir os seus objetivos.

Fique tranquilo que isso já é o que vamos falar no próximo passo.

E já que finalizamos o passo 3, saca só esse outro vídeo, acredito que pode acrescentar muito. 😉

Passo 4 = Você tem um planejamento?


Motivação-para-estudar-Planejamento

Você costuma fazer planejamentos?

Se você montou o seu cartaz dos sonhos, já deu um belo passo. Se não fez ainda, aconselho muito que faça. 😉

Como você já sabe, para que todos os objetivos sejam realizados de forma rápida, é preciso ter um caminho, um mapa.

Então como eu acredito que você já tem muito claro “onde está” e “para aonde quer ir“, agora vamos pensar juntos no que podemos fazer para construir uma rota entre esses dois pontos.

Tá preparado?

Tem uma parte muito interessante do livro “A Única Coisa – Keller, Papasan” que eu gostaria de compartilhar aqui com vocês. É uma parte que os autores falam sobre prioridade de objetivos.

Eles representam isso em uma imagem com uma cascata de dominós. Dá uma olhada…

a-unica-coisa

Dá uma olhada na estrutura que eles mostram no livro para você sair de onde está agora e chegar na onde deseja:

  • Objetivo para algum dia (meta acima de 5 anos)
  • Objetivo para 5 anos
  • Objetivo para 1 ano
  • Objetivo mensal
  • Objetivo Semanal
  • Objetivo diário
  • Objetivo para agora

Para você ter claro qual vai ser o seu próximo objetivo, eles indicam uma estrutura de perguntas que você pode estar fazendo… Saca só:

  • Objetivo para algum dia:
    • O que desejo realizar algum dia?
  • Objetivo para 5 anos
    • Com base no objetivo para algum dia, qual é a única coisa que posso fazer nos próximos 5 anos?
  • Objetivo de 1 ano
    • Com base no objetivo de 5 anos, qual é a única coisa que posso fazer este ano?
  • Objetivo mensal
    • Com base no objetivo de um ano, qual é a única coisa que posso fazer esse mês?
  • Objetivo semanal
    • Com base no objetivo mensal, qual é a única coisa que posso fazer essa semana?
  • Objetivo diário
    • Com base no objetivo semanal, qual é a única coisa que posso fazer hoje?
  • Agora
    • Com base no objetivo diário, qual é a única coisa que posso fazer agora?

Usando essa estrutura do livro você consegue enxergar claramente o caminho que precisa seguir para atingir o “objetivo para algum dia“, e o mais legal é quando você estiver perdido sem saber o que pode fazer para dar um passo rumo aos seus maiores objetivos, basta fazer a pergunta do “agora”.

Uma mão na roda, né? 😉

Como você percebeu, esse livro é fodástico, ele fala como o foco em uma única coisa pode trazer resultados extraordinários, não preciso nem dizer que indico muito, né? rs você pode saber mais detalhes sobre esse livro aqui – A Única Coisa.

E para a gente passar para o próximo passo, vou deixar aqui mais um vídeo que pode complementar o que estamos conversando por aqui. Dá uma olhada.

Passo 5 = Você conhece o poder da meditação?


motivacao-para-estudar-meditacao

Esse é sem dúvida um passo muito importante que pode aumentar drasticamente a sua motivação para estudar.

A meditação é algo simples, e pode ser feito em até cinco minutos. Simples como você parar tudo o que está fazendo, sentar corretamente e ficar observando a sua respiração, só isso pode melhorar muito a sua clareza do que executar no resto do dia.

Você pode começar assim, com períodos pequenos, e com o passar do tempo pode ir aumentando.

E existe outra coisa além da meditação que uso muito, é a pratica da mentalização. Isso nada mais é do que você separar alguns minutos do seu dia para mentalizar as suas metas, os seus maiores objetivos.

E para que serve a mentalização?

Bem, isso não tem nada a ver com lei da atração ou algo parecido, se é o que você está pensando.

A mentalização é só uma ótima ferramenta para você visualizar realmente o que deseja, e trazer aquela energia de conquista e realização para o presente, com isso impulsionar a sua vontade de executar.

Mas também existe uma pesquisa da revista galileu que o cérebro não consegue diferenciar o que é real do que é imaginário. Então quando você visualiza, está mostrando para o cérebro que aquilo já aconteceu, e com isso consegue ter mais energia para continuar fazendo acontecer.

Muito da hora, né?

Claro, convido você a testar e passar pela experiência, não é nada mistico ou religioso, é só um contato com a própria mente.

E se você quiser ir um pouco mais a fundo nesse conteúdo, estou lendo um livro sobre esse assunto que talvez você vai se interessar, o livro é esse – The Silva Mind Control Method – Jose Silva (Só existe a versão em inglês =/).

E como de costume, não poderia ficar sem vídeo aqui também. Esse vídeo fala sobre o poder do treinamento, saca só. 😉

Passo 6 = Pronto para dizer chega?


Motivação-para-estudar-dizer-chega

Bem, como já passamos por vários passos e acredito que você já sabe exatamente o que deseja fazer e para onde quer ir, agora é aquele passo um pouco chato, mas necessário. rs 😉

Nesse passo vamos falar sobre “dizer chega” para as coisas que não agrega valor ao seu objetivo de longo prazo.

Você já parou para pensar no tanto de coisas que tem a capacidade de tirar o seu foco?

Talvez a televisão, facebook, whats app, instagram, enfim diversas tecnologia. E claro que tudo existe o ponto bom e ruim se você souber aproveitar.

Mas o ponto que eu quero deixar nesse passo é que você só tem 24 horas por dia e 7 dias por semana, perder tempo com coisas que não vão agregar valor ao seu objetivo de longo prazo é um grande alvo da desmotivação.

Sabe qual é o maior problema? É que se você não administrar isso com cuidado, isso acaba virando uma rotina, e pode até se transformar em um hábito.

Agora eu tenho uma pergunta para você:

O quanto você quer realizar os seus sonhos? Você somente quer, ou está louco para conseguir?

Se você está mesmo disposto a fazer acontecer, eu indico começar a olhar para as coisas que não estão somando na sua vida e dizer chega.

Pode ser qualquer coisa, um aparelho, um amigo, uma proposta, enfim você só precisa analisar e dizer chega.

E diga CHEGAAAA com muito orgulho mesmo, batendo no peito, gritando alto, com aquele sentimento do alivio no coração.

CHEGA de Whatsapp!!!

CHEGA de Facebook!!!

CHEGA de coisa negativa!!!

Declare em voz alta… parece loucura, mas é libertador. 😉

Você sabe qual é a diferença entre uma pessoa que tem sucesso, e outra que não tem?

São somente as escolhas que elas fizeram ao longo da vida. Uma pessoa de sucesso aprendeu a eliminar tudo o que é ruim e não faz sentido para ela.

Então são as suas escolhas que define o seu resultado.

Tem uma frase do Tony Robbins que resume muito isso, onde ele fala o seguinte:

É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado – Tony Robbins

Eai, como vai ser? Vamos juntos nessa jornada, dizendo chega para tudo que não vale a pena? Tá comigo?

Então vamos nessa! 😉

Após eliminar tudo o que não faz sentido, tem algo que pode fazer total diferença nos seus resultados e na sua motivação para estudar, as amizades.

E falando em amizades… 😉

Passo 7 = Quem você tem ao seu lado?


Motivação-para-estudar-amigos

Você já deve ter ouvido alguém falar:

Ninguém leva o outro para o mal caminho, ele vai por conta própria

Puro engano!

Seus amigos influenciam muito nos seus resultados, e diretamente na sua motivação para estudar.

Se você convive com pessoas que não estudam, que não conhecem a realidade dos concursos públicos, ou que não acreditam no sucesso através dos livros, é muito provável que essas pessoas não estão somando muito, podem até estar desmotivando você.

O mindset delas é totalmente diferente do que você está construindo. Enquanto as vezes você vai querer ficar estudando, elas vão querer ir para a balada… E tá tudo bem! não existe certo ou errado, só existem escolhas, lembra?

Se você passa por isso é muito provável que já escutou algumas dessas frases: “Você é concurseiro, você estuda demais, você não vive a vida.

E também já passou ou passa pela situação da família falar que você vai enlouquecer de estudar, que não vai dar certo, que isso não funciona.

Isso é triste, pior ainda quando você ouve isso do seu próprio pai. =/

Existe uma frase do Jim Rohn que acredito que pode somar muito no que estamos falando aqui, ele fala o seguinte:

Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive – Jim Rohn

Faz muito sentido o que ele fala. A ideia é o seguinte, se você pegar as 5 pessoas mais próximas de você e fazer a média do salário delas, é muito provável que ganha essa média.

E isso entra em tudo, o seu nível de saúde, sua felicidade, seus relacionamentos, tudo isso está muito parecido com as pessoas que você mais convive.

É bem simples o conceito, se você quer emagrecer, entre para um grupo de pessoas que praticam muito exercícios físicos, ciclistas ou atletas por exemplo. Se você estiver cercado de pessoas com o mesmo objetivo, a realização vai acontecer muito rápido.

E isso acontece também nos concursos públicos. 

Quer ser aprovado? Ótimo, então encontre pessoas com o mesmo objetivo e seja a média delas. Existe diversas maneiras hoje através da internet.

Um dos meus objetivos com esse blog é isso, criar uma comunidade de pessoas que querem mudar de vida, sair do médio e alcançar os seus sonhos.

Então se você acredita que é uma dessas pessoas, eu aconselho você deixar o seu comentário no final do artigo para conhecer outras pessoas que estão nessa mesma vibe e também fazer parte da lista de pessoas que recebem os emails que eu envio toda a semana.

E claro, agora que você sabe que é a média das 5 pessoas que mais convive, basta selecionar as pessoas que deseja ser a média. 😉

Faça suas escolhas, e seja uma pessoa de resultados.

Aeee… mais um vídeo que pode agregar valor na sua leitura. Dá uma olhada. 😉

Passo 8 = Você investe em você?


Motivação-para-estudar-investir

Você tem investido em você ultimamente?

Quando eu falo em investir, não estou relacionando só ao dinheiro, estou falando em investir em um estilo de vida saudável.

Um estilo de vida com algumas práticas diárias, como:

  • Comer melhor
  • Dormir bem
  • Fazer exercícios Físicos

Se você é estudante para concurso público, acredito que muitas vezes acaba sacrificando algumas coisas na vida para poder estudar.

Isso é legal, óbvio, mas pode ser prejudicial. Porque sacrificando o estilo de vida você acaba ganhando no curto prazo, mas perdendo no longo prazo.

Estudar sem seguir essas três principais práticas você acaba matando toda a sua motivação.

Veja só, uma alimentação errada pode causar falta de energia, falta de foco e até sono durante o dia.

Uma alimentação ideal para quem precisa passar longas horas concentrado seria: bastante gordura boa e pouco carboidrato. Essa é uma ótima alimentação para o cérebro.

Bem, eu não sou nutricionista,  e o meu conselho é que para ter um melhor rendimento seria interessante buscar ajuda de um profissional na área.

Outro ponto importante que você precisa cuidar é o sono. Dormir mal é um erro e pode causar 3 grandes problemas:

  • Perder neurônios;
  • Esquecer parte do que aprendeu;
  • Acordar com baixa capacidade de aprender e de lembrar.

Mas é importante deixar aqui que dormir bem não significa dormir 8 horas por dia, é você dormir profundamente mesmo que seja em poucas horas.

Eu por exemplo durmo 6 horas por dia, e isso é o suficiente para mim, mas todos os dias eu busco entrar no sono profundo. Existe alguns hacks que você pode fazer para potencializar o sono, mas isso é conteúdo para um próximo artigo. 😉

Outro ponto legal são os exercícios físicos, além de melhorar a qualidade do seu sono, aumenta a disposição durante o dia.

E você não precisa ir para a academia, pode ser simplesmente uma caminhada de 30 minutos 3 vezes por semana. E ainda para se tornar algo totalmente produtivo você pode estar escudando algumas aulas durante o exercício. 😉

Passo 9 = O que você pode fazer para ir além?


motivacao-para-estudar-ir-alem

Existe algumas coisas que você pode fazer para ir além, se destacar, e isso é o que vamos falar nesse passo.

Já que vivemos em um mundo tecnológico, por que não usar ele ao nosso favor, né?

Aqui criei uma lista com aplicativos, praticas, atitudes e processos que você pode praticar/usar para ter mais resultados.

1. Cartaz dos Sonhos

Como já falamos, ter o cartaz do sonho é algo que te deixa na frente. Então só estou colocando aqui novamente para você relembrar.

2. Planejamento de Estudo

Aqui entra a parte da produtividade. Se você estuda para concurso público, ter um planejamento de estudo é saber cada matéria que vai estudar em cada dia da semana.

É ter clareza de tal forma que quando chega na segunda feira, sabe exatamente o que precisa ser feito, simplesmente vai e faz. 😉

3. Evernote

Esse é um dos melhores aplicativos que tem para criar notas, uso ele diariamente. Chamo ele de meu cérebro na rede.

O mais legal desse aplicativo é que você pode instalar no seu computador e no celular, depois basta sincronizar e magica acontece, você acaba tendo todas as anotações tanto no computado quanto no celular.

4. Ter Rituais

Um ritual para mim é algo que vai além da disciplina, e não tem nada religioso aqui novamente. A ideia é simplesmente você ter uma lista com coisas que vai realizar todos os dias.

Por exemplo: Eu tenho um ritual que faço todas as manhãs quando acordo, isso faz o meu dia se tornar muito produtivo, tenho ritual para escrever um artigo como esse, tenho um ritual que faço antes de dormir. Enfim, tenho rituais para tudo.

O ritual seria um gatilho para o cérebro se preparar para a próxima atividade. Saca só, o meu ritual para escrever um artigo é simplesmente pegar um copo de água e colocar uma playlist para tocar no spotify.

Simples né? mas como faço isso todas as vezes, meu cérebro já sabe que ele precisa se aprontar que vou começar a escrever. 😉

5. Spotify

Esse aplicativo é genial, não estou fazendo propaganda aqui, só estou indicando porque eu gosto mesmo… lá você encontra muitas playlists boas para estudar.

Uma playlist que gosto muito de usar quando preciso de concentração é essa – Deep Focus

E para a gente finalizar esse passo quero te convidar para fazer parte da comunidade auto didata que recebem os meus emails toda semana, para participar basta colocar seu email na caixa abaixo.

Receba um email por semana com conteúdos sobre o mundo auto didata 🙂

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

E pode ficar tranquilo, eu nunca envio spam. 😉

Passo 10 = Vamos destruir o medo?


Motivação-para-estudar-medo

O medo é sempre desafiador e tem a capacidade de diminuir a sua motivação para estudar.

Você sabe quais são os seus medos?

Você escuta aquela vozinha na cabeça que vive falando coisas como: “E se não der certo?” “E se eu não conseguir?” “Os que as pessoas vão pensar de mim?

O medo existe, mas ele só existe na nossa cabeça quando estamos planejando o futuro, ele não é real.

O filme “depois da terra” tem uma definição muito interessante sobre o medo. O vídeo abaixo é uma cena do filme.

Bem, perceba que você pode escolher entre ficar analisando seus medos, ou partir para ação dominando todos eles.

E sinceramente eu já senti muito medo. 🙂

No momento em que estou escrevendo este artigo tenho exatamente 19 anos. Quando comecei a estudar para concurso, o meu principal propósito foi sempre ajudar as pessoas. Tudo o que aprendia passava adiante.

Bem, nesse período surgiu a ideia de criar um blog e compartilhar todo o conhecimento que já tinha adquirido desde dos meus 16 anos de idade.

E no inicio tudo é muito complicado, apareceu muitos pensamentos na minha cabeça, como: “E se não der certo?” “Você ainda é novo, as pessoas não vão parar para ouvir o que você tem a dizer.” “Isso não vai dar certo.

Claro, com o tempo percebi que aqueles pensamentos eram somente o medo na minha cabeça.

Mas quando você tem um propósito claro, não existe medo que pode te segurar, a única vontade é sair e enfrentar todos eles.

A vida de estudante não é fácil, eu sei disso, foi por esse motivo que criei o Estudante Audaz, e o meu objetivo aqui é ajudar você nessa caminhada, te ajudar a visualizar todas as possibilidades que existem.

Com esse artigo eu mato o meu medo… e o seu medo? qual é? está preparado para vencer ele?

O medo é só uma bobeira na nossa cabeça, ele não existe. Se você acha que está com medo, fique sabendo que tem 7 bilhões de pessoas no mundo com mais medo do que você.

Vamos nessa acabar com isso? 😉 Dá uma olhada nesse vídeo.

Passo 11 = Pronto para colocar tudo em ação?


motivacao-para-estudar-action

Agora que você já tem tudo o que precisa em mente, chegamos no último passo.

Algumas pessoas falam que esse é o primeiro passo, chegam até dizer frases como:

Você deve colocar a bunda na cadeira e estudar

Ótimo, isso está totalmente correto.

Mas não adianta você somente colocar a bunda na cadeira e estudar, sem saber para onde isso vai te levar.

Então, como eu acredito que você já sabe qual a única coisa que procura, e já tem a rota para chegar lá, agora só existe uma coisa que pode tornar isso possível, a AÇÃO!

É a ação que está entre uma ideia milionária e um negócio milionário, é a ação que pode mudar o mundo e é com a ação que você pode atingir os seus maiores objetivos.

O Paulo Vieira tem uma frase que define muito bem isso:

Tem poder quem age! – Paulo Vieira

E quando você está preparado para agir não existe diferença entre o domingo e a segunda feira, todo dia é dia de fazer acontecer.

Está preparado para agir todo santo dia, sem desculpas?

Então vamos nessa que o jogo só está começando… Mas antes quero te fazer uma pergunta “Qual o tamanho do seu apetite para o sucesso?“, esse é o assunto do próximo vídeo… Dá uma olhada. 😉


Conclusão – Motivação para estudar


Aeee… Chegamos no fim do artigo, esse foi difícil terminar rs, passei quase 3 escrevendo e depois quase 2 revisando. 🙂

Então como você percebeu, meu objetivo com esse artigo foi entregar para você as melhores ferramentas/modelos existentes para você aumentar a sua motivação para estudar.

Mas falo daquela motivação de dois dias, minha ideia aqui é que você possa aplicar isso na sua vida e colher os resultados diariamente.

Então basta colocar em pratica, agora só depende de você e do quanto você quer.

E para relembrar tudo o que conversamos nesse artigo, esses são todos os passos que se aplicados podem aumentar a sua motivação para estudar:

Passo 1: Qual é o seu mindset?

Passo 2: Para onde você está indo?

Passo 3: Onde você está?

Passo 4: Você tem um planejamento?

Passo 5: Você conhece o poder da meditação?

Passo 6: Pronto para dizer chega?

Passo 7: Quem você tem ao seu lado?

Passo 8: Você investe em você?

Passo 9: O que você pode fazer para ir além?

Passo 10: vamos destruir o medo?

Passo 11: Pronto para colocar tudo em ação?

Agora é hora de colocar AÇÃO. 😉

Obrigado por ler! 🙂 Me conta ali nos comentários o que achou desse conteúdo, eu sempre estou por ali respondendo todos.

E se você gostou, pressione o botão compartilhar abaixo, significa muito para mim e ainda ajuda outras pessoas a ver o conteúdo. 😉

Forte abraço e até a próxima.

  • josé Carlos

    Gostei das dicas Edvan.
    Estou criando o meu Cartaz dos Sonhos aqui, minha motivação está a mil.
    #ÉHoraDeAgir

    • Opa José!
      Fico feliz, sabendo que consegui agregar valor na sua vida.
      #ÉHoraDeAgir

  • Show Edvan…. Ótimo artigo. Abs

  • Wendey Araújo

    Com certeza foi muito gratificante pra min conhecer varias técnicas que antes não conhecia pois as mesmas vão contribuir bastante na vida acadêmica um forte abraço .

    • Opa! Obrigado Wendey, fico feliz que tenha gostado.

  • Dimas Araújo

    Nossa fiquei muito feliz por encontrar algo como esse artigo na internet, a partir de hoje colocarei em pratica tudo ensinado aqui, criei meu cartaz dos sonhos. Vai da certo!!! ja consegui.

    • Opa! Bom saber Dimas.
      Basta colocar tudo em prática e ver os resultados acontecendo.
      Forte abraço e muito sucesso!

  • Artigo memorável, Edvan! Parabéns por reunir tanta informação de qualidade e compartilhá-la com todos. Abração!

    • Grande Henrique! É realmente motivador ter um comentário seu aqui no Blog.
      Obrigado pela força parceiro!
      Forte abraço e muito sucesso.

  • antonio

    Excelente artigo, mostra que podemos chegar lá basta atitude!

    • Claro que podemos Antonio!
      Basta ter uma visão clara, um planejamento e ter ação todos os dias.
      Abraço.

  • Elires Rosa

    Colega você mandou bem! Rsrsrs aprendi muita coisa boa, pretendo por em pratica. Na verdade preciso urgente! Forte abraço Edvan.

    • Olá Elires. Fico muito feliz em saber que o artigo foi útil para você.
      Só colocar em prática e ver a mágica acontecendo.
      Não esqueça de compartilhar os resultados.
      Forte abraço e muito sucesso.

  • Andson Teixeira

    Parabéns pelo artigo! Você conseguiu reunir ótimas informações e vídeos. Já li muitas obras voltadas para concursos como a “Bíblia” do Willian Douglas (Como estudar para concursos), o livro do Alexandre Meirelles, dentre outras. Sei como é árdua a tarefa de se manter motivado e, tratando-se de motivação, esse foi um dos melhores artigos que já encontrei, e se não for, é o mais completo. Estou digerindo-o e estudando-o a uns 3 dias, me trouxe algumas informações novas e me lembrou de coisas importantes que a gente acaba deixando pra trás. Gostaria de saber mais sobre o concurso que almeja. Que Deus ilumine a sua jornada. Abraço e Sucesso!

    • Olá Andson,
      Muito obrigado pelas palavras gentis, isso me faz sentir ainda mais motivado.
      É muito bom saber que o meu trabalho está ajudando as pessoas.
      Forte Abraço e Muito sucesso.

  • Roberto Vieira

    Parabéns pelo artigo! Me ajudou bastante, principalmente em relação as “coisas negativas”, preciso mudar isso urgente, pois consome muito meu tempo. Aliás já vou pôr em prática. Muito obrigado, abraço

    • Show Roberto, muito bacana o seu comentário. Vamos nessa que isso é só o começo!

      Abraços.

  • Ana Flávia

    Eu demorei quase três dias para ler o artigo todo rs. fui lendo e anotando, refletindo, fazendo associações com minhas antigas anotações, vendo os vídeos…! Enfim, foi MUITO BOM ir no meu ritmo!
    Obrigada pela dedicação em escrever e tentar agregar valor, na minha vida, você agregou 😀

  • Gabriel Azevedo

    Boa noite meu amigo, agradeço de coração pelo artigo motivador, vou dar o meu melhor em me dedicar 120% em tudo a partir de agora, levando tudo o que foi dito em consideração !! Muito obrigado novamente pelo excelente artigo, saiba que você mudou minha vida a partir de hoje e irei compartilhar isso com muitas pessoas. Fique com Deus, abraço !

  • Karla Medeiros

    Estava procurando artigos sobre motivação e confesso que sempre procurava algo que fosse impactante e que realmente ajudasse-me a fixar o passo a passo das minhas ações. Graças a seu artigo tenho em mente os meus próximos passos, sem que isso soe um fardo! Obrigada!!!

  • Patanga Cordeiro

    Escrevi um pouco sobre a meditação para passar no vestibular e concursos públicos também, sob a ótica de que quando a gente está bem,
    tudo vai bem. Esse tipo de assunto é muito legal, né?

    http://www.meditacaosp.com/articles/como-passar-no-vestibular-usando-a-meditacao/

    http://www.meditacaobrasil.com/articles/meditacao-para-passar-em-concursos-publicos/