Como Memorizar Rápido – 11 Passos Para Ter uma Memória Extraordinária

como memorizar rapido

Aeee… Seja bem vindo a mais um artigo aqui do blog… Para a gente começar a gerar resultado nesse artigo dá uma olhada nessas perguntas:

  • Você já tentou memorizar qualquer coisa, mas teve um péssimo resultado?
  • Você estuda, mas não consegue lembrar?
  • Você já pensou em treinar sua memória, mas não sabe por onde começar?

Se a sua reposta para essas 3 perguntas foi “sim“, pode ter certeza que existem mais pessoas como você com essas mesmas dúvidas.  Afinal ter uma boa memória é algo desejável pela maioria das pessoas, e muitos até pagariam uma grande quantidade de dinheiro para aprender como memorizar rápido.

Não é de se admirar, porque uma pessoa com boa memória consegue ter uma boa comunicação, falar com entusiamos e lembrar de tudo facilmente no longo prazo.

Você já percebeu que quando começa a aprender uma habilidade nova, parece ser impossível realizar todas atividades ao mesmo tempo, mas com a prática tudo vai se tornando mais fácil.

Um exemplo claro disso é quando você está aprendendo a dirigir, no começo é praticamente impossível usar todos os pedais, trocar marcha, cuidar dos retrovisores, dar seta e ainda conversar com a pessoa ao lado… mas com a prática você faz tudo isso inconscientemente, e você sabe o que é isso?

Bem, isso acontece graças a memória, nesse caso, memória muscular.

O interessante é que mesmo sem você treinar a memória, ela sempre te ajuda em todas as ocasiões, agora imagina então você tornando-a mais eficiente e com isso conseguir memorizar rápido qualquer conteúdo… isso te interessa?

Nesse artigo você vai perceber que para ter uma boa memória só é preciso seguir um passo a passo correto, ter disciplina e treinar bastante.

E claro, antes de a gente entrar no passo a passo para você melhorar de vez a memória, precisamos de um pouco de teoria, mas não é aquela teoria chata… 🙂 eu acho que você vai gostar dessa teoria, dá uma olhada:

Alguns filósofos da atualidade tentaram encontrar uma explicação para o funcionamento da memória, ao concluírem perceberam que essas descobertas haviam sido feitas a 2 mil anos antes, por Aristóteles.

Então, como você pode perceber, as tecnicas de memorização que vamos tratar aqui são bastante antigas. A maioria das civilizações na antiguidade usavam técnicas para aumentar a capacidade de memorização.

E agora você pode estar até chocado me perguntado “tá Edvan, se essas técnicas são tão antiga, porque ninguém usa isso hoje?“.

Simples, com o passar do tempo a vida ficou muito fácil, foram surgindo tecnologias, robotização no trabalho pesado e diversas outras coisas.

Você concorda comigo que toda essa tecnologia que usamos nos faz utilizar menos a nossa memória?

Pensa bem, não desgrugamos do celular, esse dispositivo é o nosso melhor amigo, mas já percebeu que ele está nos deixando burro?

Isso é porque você não precisa mais memorizar número de telefone, não precisa memorizar o número dos seus documentos pessoais, não precisa memorizar mais nada, tudo isso pode ser adicionado em uma única nota dentro do dispositivo que você não demora mais do que 2 minutos para criar… Concorda comigo nessa visão?

aah… E eu não estou aqui nesse artigo para falar que a tecnologia é ruim, muito pelo contrário, sou apaixonado pela tecnologia, meu objetivo aqui é mostrar como você pode usa-la para impulsionar ainda mais a sua memória.

Tá preparado?

Então vamos lá… Nesse artigo eu separei 11 dicas que se você aplicar pode te ajudar a memorizar rápido qualquer conteúdo. Dá uma olhada 😉

#1. Busque relaxar


como-memorizar-rapido-fique-relaxado

A memorização é algo que ocorre naturalmente, as vezes você memoriza e nem sabe como isso aconteceu.

Sabe aquela música chata que seu vizinho coloca para tocar, e depois de um determinado tempo você está até cantando… as vezes você fica até irritado consigo mesmo por estar cantando. 😉

Você já parou para pensar o porquê isso ocorre?

Saca só, você ficou tão irritado com a música que decidiu observar cada detalhe para construir uma boa critica do tipo “a música é tão ruim que o cara só usa 3 palavras para cantar“.

Depois você foi dormir, acordou e do nada a música começa a aparecer na sua cabeça. Será que foi mágica? rs 🙂

Isso aconteceu porque primeiro você estava atento a cada detalhe da música, provavelmente ouviu mais do que uma vez (processo de repetição) e depois foi dormir (relaxou).

Muito top né?

O ponto que eu quero deixar nessa dica é que o simples fato de você relaxar, pode ajudar muito na memorização, para você ter uma ideia quando Thomas Edison precisava guardar algo na memória, ou simplesmente ter um insight, ele ia tirar um cochilo.

Claro, não é só um cochilo que vai te deixar com a melhor memória do mundo, é preciso de preparação… vou falar sobre isso nos próximos tópicos. Vamos nessa?

#2. Cuide da sua saúde


como-memorizar-rapido-saude

O seu cérebro é a maquina mais complexa do mundo. Então se você deseja realmente ter uma boa memória é precisa cuidar com carinho desse cara. 😉

Eu sei que muitos estudantes, “consurseiros” e “vestibulandos” acreditam que não precisam comer bem ou se exercitar agora, que isso pode ser feito quando estiver aprovado. O problema é que cuidar da saúde do seu cérebro é algo essencial para se destacar em uma prova.

Pensa bem, se quase nenhum estudante está se alimentando bem e você começa a fazer isso, é muito fácil perceber que está se destacando, não concorda?

O diferencial está nas coisas que você fica atento, enquando as outras pessoas estão desatentas. 😉

E o que você pode fazer para melhorar aqui é muito simples, basta adicionar na sua alimentação alimentos que contém “pouco carboidrato e bastante gordura boa”.

Por mais doido que pareça, qualquer tipo de gordura boa faz muito bem para o cérebro. Existe diversas explicações sobre isso, e se você deseja ir um pouco mais a fundo eu indico que leia esse livro – A Dieta da Mente – David Perlmutter

#3. Procure dormir bem


como-memorizar-rapido-durma

Aaae… Aqui você precisa ter muita atenção, já vimos na primeira dica que tirar um cochilo faz muito bem para a memória.

E aqui você vai entender um pouco mais sobre isso, mas antes da gente entrar no conceito de dormir bem eu quero que você saiba que existem três coisas que acontecem quando acaba dormindo mal:

  1. Você perde neurônios.
  2. Você esquece parte do que aprendeu.
  3. Você acorda com baixa capacidade de aprender e de lembrar.

Bem, agora que você viu os malefícios de dormir mal, vamos entrar no conceito de dormir bem…

Quando eu falo dormir bem, não quero que você relacione isso em ter 8 horas de sono por dia, muito pelo contrário,  dormir bem está longe disso.

Dormir bem pode ser simplesmente o fato de dormir poucas horas, mas profundamente. Eu por exemplo durmo de 5 a 7 horas por dia e consigo descansar muito bem.

Então a dica aqui não é dormir muito, é “dormir bem”, e aqui vai algumas coisas que você pode fazer para dormir bem:

  1. Eliminar/evitar a luz branca;
    • Esse ponto é muito importante… A luz florescente faz com que o seu cérebro perceba que ainda é dia, assim ele não se prepara totalmente para dormir, o que eu faço aqui é usar um óculos laranja que protege os meus olhos de toda essa luminosidade.
  2. Fazer um ritual antes de dormir
    • Aqui é simplesmente você fazer as mesmas coisas antes de dormir, dessa forma você vai passar uma mensagem para o seu cérebro que chegou a hora de dormir.
    • Esse ritual pode ser: Desligar o computador, escovar os dentes, ler um livro, escrever no diário… enfim, você pode criar o seu.
  3. Ter um diário
    • Isso pode até parecer loucura, mas o diário é uma forma de você descarregar tudo o que aconteceu no seu dia, porque quando você deitar na cama não vai ficar pensando mais no que aconteceu, vai apenas dormir.
  4. Usar o aplicativo “sleep cycle” para metrificar o seu sono
    • Acho esse aplicativo genial, você consegue metrificar como foi a sua noite, eu uso ele todos os dias.
    • Com as métricas que o aplicativo dá, você começa a analisar o que está fazendo no seu dia que está prejudicando ou melhorando o seu sono. É muito top.
  5. Tirar um cochilo durante o dia
    • Como você viu, o cochilo é muito top e faz muito bem para a memória. O cochilo é um sono de 20 a 30 minutos, nunca acima de 30 minutos porque isso pode prejudicar a sua noite.
    • Então não tem segredo aqui, você pode usar um applicativo muito bom para cochilo, o “pzizz”.

É isso… Resolvi colocar mais detalhes nesse tópico porque realmente o sono é muito importante para a memória.

Tente usar essas dicas para melhorar o seu sono e depois me conte lá nos comentários o que achou. Combinado?

#4. Vá alem de ouvir e ler


Memorizar rápido leitura

Existe muitos alunos que se dizem bons ouvintes, isso é ótimo, mas não significa que somente ouvindo determinada explicação seu cérebro irá conseguir lembrar no longo prazo.

E a mesma afirmação se aplica para as pessoas visuais, uma simples leitura, não significa conteúdo na memória.

Só ouvir ou ler determinado assunto não basta, é preciso analisar, extrair as partes mais importantes e aplicar uma técnica de memorização.

E se você deseja entender sobre técnicas de memorização, eu aconselho entrar nesse outro artigo que eu explico em mais detalhes sobre o método por lá – Como memorizar números rapidamente

#5. Busque ser organizado em tudo


Memorizar rápido Seja organizado

Olha vou ter que ser sincero com você, se você realmente quer ter uma boa memória agora é uma péssima hora para ser desorganizado. =/

Desorganização na mesa de estudo, nos horários de estudos, no planejamento. Tudo isso é um fator determinante para que a sua cabeça também fique desorganizada. 

E claro, se sua cabeça estiver desorganizada, você não vai conseguir encontrar qualquer coisa nela. É a mesma coisa que ter um arquivo cheio de dados sem nenhuma identificação.

A memória é muito interessante, porque você só consegue lembrar de uma informação por completo se ela estiver organizada, ao contrario vai lembrar só de algumas partes.

E ótimo que estamos falando de informações por aqui, porque informação importante existe aos montes na internet, mas geralmente estão todas desorganizadas.

Logo é preciso ressaltar que informação não é conhecimento.

Para uma informação se tornar conhecimento você precisa processar ela, separar as partes mais relevantes e depois organizar.

Eu quero que fique atento aqui na fase da organização. Pense bem, de nada adianta saber uma história, se não souber a ordem correta dos acontecimentos. Isso acontece da mesma forma com a informação, de anda adianta ter um monte de informação na cabeça se isso não é um conhecimento útil. 😉

Então o ponto que quero deixar aqui é para você fazer o possível para manter o seu ambiente de estudo e suas horas de estudos o mais organizado que conseguir, com isso vai existir mais clareza, você não só vai conseguir memorizar facilmente, como também vai ter mais disposição para executar.

Se todo essa conversa que estamos tendo por aqui te interessa, estou enviando um email por dia falando sobre o mundo auto didata para as pessoas que desejam ficar por dentro dessa assunto. Se você desejar receber também, basta colocar o seu email na caixa abaixo que vou te enviar. 😉

Receba um email por semana com conteúdos sobre o mundo auto didata 🙂

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

#6. Tenha disciplina e crie hábitos


como-memorizar-rapido-disciplina

Ser uma pessoa disciplinada é seguir a risca todo o seu planejamento de estudo.

Aah, e eu sei como todo mundo deseja ser uma pessoa disciplinada e tals, mas aqui eu quero te falar que buscar ser uma pessoa disciplina é ruim. 

Talvez você acha que eu estou ficando louco, mas isso é real, o correto é você usar a disciplina para criar hábito, porque a partir do momento que virar hábito vai ficar automaticamente na sua vida.

Um exemplo muito claro disso é você criar um ritual antes de estudar, criar uma lista de coisas que você vai fazer sempre antes de sentar na cadeira para estudar, não precisa ser nada complicado, pode ser algo como:

  • Fazer um alongamento;
  • Pegar um copo de água;
  • Colocar uma playlist de música de concentração para estudar;
  • Sentar na cadeira e estudar.

Claro, isso só foi um exemplo de tudo que você pode fazer, o ideal é você crie o seu seu próprio ritual.

No começo você vai precisar ter disciplina para seguir com o ritual todo o santo dia, mas o importante é seguir com isso até que vire um hábito, depois disso vai se tornar algo automático.

Então buscar ser disciplinado é ruim, o legal é usar a disciplina para criar hábitos. 😉

#7. Apenas fale e memorize rápido


Memorizar rápido fale

Você já se reuniu com algumas pessoas para falar sobre determinado conteúdo? Se sim, sabe quem sai realmente ganhando nesses encontros?

Bem, não sei se você já tentou responder as duas perguntas a cima… mas quem sai ganhando é a pessoa do grupo que mais compartilha, aquela que mais fala.

Muito louco isso né?

Você consegue sacar isso quando entende o poder da palavra. Quando você fala ou compartilha é como se você estivesse materializando as coisas que estão na sua cabeça.

Pensa bem, você está cheio de conhecimento na sua cabeça de uma forma que consegue entender. E claro, ter o conhecimento na cabeça de uma forma que você consegue entender é uma coisa, outra coisa é passar isso adiante de uma forma que as pessoas consigam entender.

E esse é o poder da palavra, no momento em que você está compartilhando, está ao mesmo tempo criando uma ordem das informações na sua cabeça.

Eu sei que parece loucura, mas explicar, falar ou compartilhar (independente da forma que você deseja chamar) funciona muito bem.

Então o que eu aconselho aqui para você é que fale sobre o que você estuda, tente explicar para alguém.

E se não tiver ninguém disposto a ouvir o que você tem a dizer simplesmente grave um áudio explicando todo o conteúdo, grave como se estivesse falando para alguém que não conhece aquele conteúdo, pense que você tem que ser o mais claro possível para ela ouvir e entender.

Só isso vai te dar uma clareza gigantesca sobre o que está aprendendo, e claro, vai te ajudar e memorizar rápido. 😉

#8. Use mapas mentais


Memorizar rápido Guia

Essa é uma excelente técnica para segmentar o conteúdo, aumentar a compreensão e a capacidade de memorização.

Bem, mapas mentais é uma técnica onde você adiciona o conteúdo em um formato de diagrama sistematizado, com isso você foge daquele padrão de resumos extensos e baixa compreensão.

O intuito dos mapas metais é escrever os assuntos em ramificações, como galhos de árvores, criando tópicos e sub-tópicos. Através dessas ramificações você consegue visualizar o conteúdo principal seguido de vários sub-tópicos.

Pode parecer um pouco complicado de entender assim de cara caso você não conheça essa técnica ainda, mas para simplificar você pode ver um mapa mental como um guia definitivo.

Imagine que você precisa ir do ponto A ao ponto B, mas você tem medo, tem ansiedade e falta de conhecimento.

Te interessa se eu falar que existe um guia que mostra qual é melhor caminho para você seguir, mostra os atalhos e a forma mais rápida de você chegar no seu ponto B?

Então, considere o mapa mental sendo esse guia, ele é como se fosse um atalho para a memória.

O incrível do mapa mental é que você pode revisar um conteúdo de 5 horas em apenas alguns segundos.

E eu sei, eu sei, eu sei… isso pode parecer lorota, mas eu escrevi um artigo aqui no blog falando um pouco mais sobre essa técnica, se você quiser ir mais a fundo basta acessar esse artigo que falo em mais detalhes por lá – Como Fazer Mapas Mentais.

#9. Se auto estimule


Memorizar rápido Estimule

Aqui o que eu quero passar é que você comece a associar o cérebro com qualquer outro músculo.

Vou usar o exemplo da musculação aqui. Uma pessoa que malha, todos os dias ela estimula os músculos para que no período de repouso e recuperação ele aumente de tamanho.

Simples né?

Com a memória entra a mesma analogia, todos os dias você precisa “puxar ferro”, isso pode ser tentar memorizar algum número de telefone no dia, gravar um áudio explicando todo o conteúdo que aprendeu, fazer mapas mentais… Enfim, existe diversas formas.

Pense que se você estiver treinando todos os dias, você está multiplicando os seus resultados.

Eu gosto da ideia de buscar ser 1% melhor todos os dias, não é 10%, nem 20%, apenas 1%, porém todos os dias.

Se você buscar estimular a sua memória 1% todos os dias, você terá um crescimento de 365% no final do ano. Isso é gigante não concorda?

Eu sei que você está querendo resultados para ontem e está pensando que isso que estou te indicando aqui só vai te dar um resultado depois de muito tempo.

Bem isso não é exatamente verdade, se começar a estimular a sua memória agora não vai demorar muito tempo para sentir os resultados. Então eu te aconselho a testar isso. 😉

#10. Procure ter atenção nos detalhes


Memorizar rápido Fique Atento

Essa dica vai fazer total diferença na sua memória e na forma que você memoriza as coisas, afinal sem observação é impossivel ter memorização. 😉

É impossível memorizar se não estive atento aos detalhes. Para você entender em mais detalhes o poder da atenção na memorização, faça o exercício a seguir.

Leia com bastante atenção essa história:

Você está dirigindo um ônibus que leva 50 pessoas.

No primeiro ponto 10 pessoas sobem e descem 17.

No ponto seguinte 5 pessoas entram e saem 10.

Nas duas próximas paradas descem 5 passageiros de cada vez, entrando 3 em uma e nenhum em outra.

O motor do ônibus começa a falhar e ele para, com a demora, 10 passageiros decidem ir a pé.

Após o conserto, o ônibus seguem viagem e chega ao ponto final onde todos os passageiros descem.

Agora que você leu a história, (espero que tenha prestado atenção nos detalhes rs) tente responder as questões a seguir sem reler o texto. 😉

Aaah… Tenho certeza que se eu perguntar quantas pessoas tinham na última parada do ônibus você vai responder de imediato, mas eu não quero que você me responda isso…

… O que eu quero saber é “quantas paradas esse ônibus fez?

Se você não conseguiu responder essa pergunta a explicação é bem clara, como não sabia que o número de paradas era importante, nem se preocupou em ficar atento nesse detalhe.

Se você acertou a pergunta anterior, duvido acertar a próxima pergunta. Sem reler o texto responda: “Quem era o motorista do ônibus?

Conseguiu perceber como ter atenção nos detalhes é muito importante para a memorização?

É como se a atenção e memorização andasse juntas. 😉 É impossível lembrar qualquer coisa que não se observa, que não está atento.

Existem diversos testes que posso fazer aqui para você entender como a atenção é importante, mas acredito que não é necessário.

Meu conselho aqui é que você busque ficar atento em todos os detalhes a partir de agora, faça perguntas bobas, force ver algo que não está vendo, vá além do normal… Esse é o segredo para ver algo que as pessoas não estão vendo e conseguir memorizar. 😉

#11. Use o poder da associação de palavras


como-memorizar-rapido-associacao

A associação é um gatilho que você usa para conseguir recordar de todo o conteúdo que está na sua memória. Quando você consegue lembrar de algo, pode ter certeza que usou o poder da associação, mesmo que inconscientemente.

Para você conseguir entender melhor tente fazer o experimento a seguir:

  • Visualize uma imagem de uma bola na sua cabeça…
  • Quando você vê a imagem da bola vem em seguida na sua cabeça uma outra imagem?
    • Por exemplo, eu quando penso em uma bola vem automaticamente também a imagem de um campo, então para mim bola e campo de futebol estão associados.

Você conseguiu perceber alguma imagem diferente? Se sim, me conte lá nos comentários o que percebeu. 😉

Tá talvez agora você esteja me perguntando “Ok Edvan, como isso me ajuda a ter uma boa memória?“.

Isso é uma ótima pergunta, da mesma forma que já existe coisas associadas na sua memória, você tem o poder de associar coisas novas.

Um exemplo disso é o que eu faço com o inglês,  eu queria memorizar a palavra “allow” que significa “permitir“, para facilitar eu associei essa palavra com a imagem de uma pessoa pegando o telefone e falando “alô” (pronúncias parecidas).

Então quando eu preciso lembrar como é a palavra “permitir” em inglês basta eu lembrar da pessoa falando “alô“.

Essa cena e diversas outras funcionam para mim, porque eu mesmo criei. Então o interessante é que você crie  as suas próprias associações.

Agora que você descobriu o segredo para lembrar das coisas com facilidades, fique a vontade para brincar de memorizar. 😉

#12 bônus: Treine muito


Memorizar rápido Treine

Para finalizar o artigo decidi colocar essa dica bônus aqui. Afinal quem não gosta de um presente né? 🙂

Essa dica faz total diferença, pois é ela que separa as pessoas de memória incríveis daquelas de memória razoável, que define quem realmente vai ser aprovado em uma prova daqueles que vão ficar para a próxima vez.

E é a dica mais simples de todas, posso resumir em uma única frase: “você deve treinar sua memória todo santo dia.”

Só isso!

Você só melhorar em um esporte ou qualquer habilidade quando treina muito, quando vai além do seu limite e quando supera todos os desafios, e com a memória funciona do mesmo jeito.

Na realidade não existe memória fraca, ou memória ruim, só existe memória não treinada. E quase toda memória destreinada é unilateral.

Se você grava com facilidade nome e rosto provavelmente esquece de número de telefone, ou se você grava números com facilidade pode ter dificuldades para lembrar nome de pessoas. Isso é a memória sendo unilateral.

Existe pessoas com memória boa, mas lenta, e pessoas que consegue memorizar rápido, mas não conseguem lembrar a longo prazo.

E só existe uma coisa que pode resolver todos esses problemas: “o treino“.

Para a sua alegria treinar a memória é muito fácil, basta ter persistência, paciência e força de vontade.

E se você quiser ir pouco mais a fundo para descobrir formas de como treinar a memória eu te aconselho a assistir um vídeo que o Renato Alves mostra em detalhes quais são os 4 erros que os alunos comentem na hora de estudar e memorizar, o vídeo é completamente gratuito e você pode assistir aqui – Os 4 maiores erros nos estudos.

Conclusão – Como memorizar rápido


Aeee… Até que enfim chegamos no final desse artigo, agora é hora de fazer um rápida revisão. 😉

Você viu ao longo desse artigo dicas que podem te ajudar a memorizar rápido, falamos sobre saúde, sono e diversos outros aspectos que pode te ajudar.

Agora que você viu tudo isso é importante que coloque em prática todas as dicas, faça testes e metrifique os resultados. Ficar só na teoria não resolve, e como você viu uma boa memória é sinônimo de memória treinada. 😉

Então aqui vai todas as 12 dicas que conversamos nesse artigo sobre o tema de “como memorizar rápido“, dá uma olhada:

#1. Busque relaxar

#2. Cuide da sua saúde

#3. Procure dormir bem

#4. Vá além de ouvir e ler

#5. Busque ser organizado em tudo

#6. Tenha Disciplina e crie hábitos

#7. Apenas fale e memorize rápido

#8. Use mapas mentais

#9. Se auto estimule

#10. Procure ter atenção nos detalhes

#11. Use o poder da associação de palavras

#12. Treine muito

Me conte ali nos comentários o que você achou desse conteúdo. 😉

E se você gostou, clique no botão compartilhar abaixo, isso significa muito para mim e ainda vai ajudar outras pessoas a acessar esse conteúdo.

Tamo junto e até a próxima!

  • josé Carlos

    Caramba Edvan, São excelente dicas. Vou colocar em pratica nos meus estudos.
    Obrigado por compartilhar

    • Obrigado Pelas palavras José Carlos. Qualquer dúvida entre em contato.

  • Douglas da Silva Groff

    Valeu pela dica Edvan Carlos “Jacques” vou me priorizar em suas dicas para o meu aperfeiçoamento , o bom que são muito simples e fáceis de serem aplicadas, sucesso pela frente grande amigo!!!

    • Grande Silva, muito obrigado pelas palavras. Tento colocar em cada artigo, dicas que podem ser aplicadas facilmente, basta um pouco de dedicação e consistência. Espero ter gerado valor para você. Vamos combinar para você sempre deixar um comentário aqui no blog, ok?
      Tamo junto parceiro, Abraços.