[Infográfico] Como Memorizar Números Rapidamente – Método Infálivel

Como Memorizar Números

Você já passou por isso?

Precisa memorizar uma sequência de números, mas não faz ideia de como colocar eles na memória. Você repete o número em voz alta varias vezes… e nada acontece… daí 10 minutos depois tenta lembrar o número novamente… e simplesmente falha.

Porque isso ocorre? Será que existe alguma maneira ou fórmula para memorizar números rapidamente? Será que minha memória é ruim?

Bem, se isso acontece com você e se você tem todas essas dúvidas, tenho uma boa notícia… Esse artigo vai te ajudar muito, aqui eu vou te mostrar um método para você colocar números na sua memória, de um jeito que nunca mais vai sair… falo sério! Não só números, como você vai poder usar essas técnicas com artigos, letras de lei, ou qualquer outra informação.

Isso te interessa? Então segura na cadeira que estamos só começando. 🙂

Como Memorizar Números Data

As técnicas de memorização que eu vou passar aqui já são usadas há muitos anos atrás, mas mesmo assim você ainda pode pensar que memorizar números é algo muito difícil, que não funciona para você.

E na verdade não é tão simples, você pode não conseguir na primeira tentativa, mas com o treino é possível se tornar um mestre na arte da memorização. Basta dedicar alguns minutos por dias e vai acabar notando um resultado grandioso.

Antes de a gente começar a ir a fundo nesse tópico, eu quero te fazer uma pergunta: Como você imagina que seja sua memória?

Estou perguntando isso porque as vezes você imagina que a memória é uma parte do corpo, ou uma peça, assim como a memória do computador. Você acredita que a memória seria isso?

O real é que a memória é nada mais, nada menos do que uma função do cérebro.

Olha, como eu não sou neurologista peguei a melhor definição de memória que encontrei no wikipédia. Dá uma olhada:

A memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis no cérebro.

Quero que você fique atento para a palavra “capacidade” nessa frase. Perceba que a memória não é um compartimento físico, muito menos um órgão, é simplesmente uma capacidade do cérebro, uma função.

Ok… acredito que você entendeu, e agora esteja até fazendo essa pergunta “ta ok edvan, eu entendi, mas o que me ajuda saber que a memória é uma função do cérebro

Quando você entende que a memória é uma função do cérebro, tudo muda, porque logo que é uma função, é possível ser melhorada. Não concorda?

E é exatamente isso que vamos tratar nesse artigo, o que você pode fazer para melhorar essa função. 😉

Então veja bem, quando alguém diz:

Estou com a memória cheia.

Essa pessoa está totalmente equivocada, porque ela está tratando a memória como compartimento físico que pode ser sobrecarregado.

E quando você trata como um compartimento físico, a única solução que vê é comprar ou instalar um compartimento físico maior. Não concorda?

É exatamente por esse motivo que as pessoas acreditam ser impossível melhorar a capacidade de memorização.

Muito louca essa conversa? 🙂

Se prepare que só estamos começando… Continue por aqui que no próximo tópico vou falar como você pode usar algumas técnicas para melhorar essa sua função de reter informação (memória).

POR QUE MEMORIZAR NÚMEROS?


Porque Memorizar Números

 

Eu tinha escrito uma lista de motivos aqui para você treinar a sua memória e começar a memorizar números, mas cheguei na conclusão que os motivos precisam ser pessoais. Então o que eu vou colocar aqui só vão ser coisas que pode te ajudar no geral.

Então vamos lá…

Você já percebeu que quanto mais a tecnologia evolui, menos usamos a nossa capacidade mental?

Se você olhar ao seu redor é praticamente impossível ver uma pessoa sem celular rs.

Olha, não tem nada de errado com a tecnologia, eu gosto demais da tecnologia, meu celular contém aplicativos que são o meu segundo cérebro.

O problema aqui é como essa tecnologia está sendo usada.

Pensa bem, é tão fácil anotar um número de telefone na agenda do celular do que usar algumas técnicas para memorizar. Não concorda?

Então como você pode perceber, pela evolução da tecnologia, menos usamos a memória. E daí que surge os diversos tipos de doenças mentais.

Eu não estou falando aqui para você mudar radicalmente, só estou mostrando que se adicionar alguns hábitos de memorização no seu dia você pode ter muitos ganhos no longo prazo, como:

  • Pensamento analítico acelerado;
  • Lembrança de detalhes;
  • Conversa mais profunda com as pessoas;
  • A inibição de doença mentais;
  • Bom aproveitamento em prova e exames.

Se tudo isso te interessa, e se você quer entender um pouco mais a fundo. Dá uma olhada nesse próximo tópico, porque é agora que a brincadeira começa. 🙂

COMO MEMORIZAR NÚMEROS


Exercicio como treinar a memória

Bem, memorizar números não é algo muito fácil por ser totalmente abstrato, não é possível reter uma imagem que represente um determinado número, o máximo que você consegue imaginar é o formato do número na sua cabeça.

Então, o que vamos trabalhar aqui primeiramente é na possibilidade de retirar toda a abstração numérica e desenvolver um formato que podemos visualizar e memorizar. Vamos nessa?

Bem, para que a memória consiga lembrar algo em sequência, é preciso ter um passo a passo, uma história ou um filme mental.

Isso é o que faz você reter e lembrar das coisas na ordem que aconteceu. Por exemplo, se eu te passar uma sequência numérica aqui como essa “324.156.487” talvez você lembre de todos os números que estavam ali, mas não consegue lembra na sequência correta que eles estavam colocados.

Para que você possa entender melhor toda essa loucura que estamos falando por aqui, dá uma olhada nessa explicação de filme mental:

O filme mental, seria exatamente um filme/história que você cria na sua mente para lembrar a sequência dos fatos. Para que isso fique claro, faço o exercício abaixo.

Exercício:

  • Pegue 1 cronômetro,
  • marque 1 minuto e tente gravar essas palavras:
    1. Banana, calculadora, tapete, ventilador.
  • Tente escrever as palavras na sequência agora sem olhar.
  • Conseguiu? Deixe seu comentário no final do artigo se conseguir. 😉

O filme mental é uma maneira de você simplificar o processo, no caso você vai criar uma história com todas essas palavras, dá uma olhada na história que eu criei aqui…

uma banana gigante está fazendo cálculos na calculadora, mas a calculadora é feita de tapete, mas esse tapete não é um tapete normal ele solta vento como um ventilador gigante.

Enfim, esse seria um filme mental. Fique tranquilo que mais para frente nesse artigo você vai aprender como criar o seu próprio filme… Então vamos nessa.

Como você percebeu, o maior desafio da memorização é lembrar dos fatos na sequência que eles aconteceram, e isso fica mais difícil ainda quando são números, porque como são totalmente abstrato é impossível criar um filme mental.

Então está aqui o segredo para você memorizar números facilmente em 3 etapas:

  1. Criar um alfabeto fonético dos números
  2. Criar palavras com esse alfabeto fonético que represente cada número
  3. Criar um filme mental

Bingo… Você acabou de descobrir como memorizar qualquer número. 🙂

Primeiramente com esse alfabeto fonético os números deixam de ser abstratos, pois você consegue representar cada número por uma letra específica, e mais adiante por uma palavra.

E aí… Preparado?

O primeiro passo agora vai ser aprender esse alfabeto fonético, e é bem simples, o alfabeto tem apenas 10 fonemas e você não vai demorar mais do que 5 minutos para memorizar.

Então vamos lá. 😉

ALFABETO FONÉTICO


Como Memorizar Números Alfabeto Fonetico

A regra do alfabeto é determinar uma consoante para cada número e fornecer um auxiliar de memória que você poderá utilizar, isso facilita bastante a memorização.

É importante que você guarde a relação entre número e consoante, não decore, procure ter na mente o porquê cada consoante representa determinado número. OK?

Na lista abaixo está no lado esquerdo os números, em seguida as consoantes que eles podem ser substituídos e logo tem uma explicação do porquê foi escolhida aquela consoante.

1 = T (Só possui 1 perna)
2 = N ( Essa letra possui 2 penas)
3 = M (Essa letra possui 3 penas)
4 = C (A letra C vem da palavra cão, e o cão tem 4 patas)
5 = L (Pois 50 em algarismos romano é L)
6 = Ç, SS, X, S, ou Z (Devido ao som semelhante de Seeeis)
7 = F, V (O F é um 7 virado para a direita, e o V é um 7 de ponta cabeça)
8 = G (O g minusculo possui dois anéis, assim como o 8)
9 = P, b, ou d (Essas consoantes representa o 9, olhando em outras perspectivas)
0 = R (O R é a letra mais forte da palavra zero)

Caso você não tenha entendido, aqui vai uma explicação melhor:

1 = T – Foi escolhido nesse alfabeto numérico a letra “T” porque ela só tem uma perna e representa muito bem o número 1.

OBS.: todas as explicações do porquê cada consoante foi escolhida está bem resumido, mas se você tiver qualquer dúvida, pode deixar o seu comentário no final do artigo que eu sempre estou por ali respondendo. 😉

Para que você possar memorizar facilmente cada consoante em relação aos números, treine para guardar somente os auxiliares de memória (aquelas informações que estão escritas entre parenteses) porque assim você sabe exatamente o porquê uma letra foi escolhida para representar um número e vai poder aplicar depois.

Conseguiu entender e memorizar o alfabeto numérico?

Se você já memorizou, faça esse exercício:

  • Cria uma lista com os números de 0 à 9
  • Sem olhar, escreva suas respectivas consoantes.
  • Escreva em seguida o porquê essa consoante está ali representando determinado número.

OBS.: Se tiver qualquer dificuldade, pode deixar seu comentário no final da página que vou estar por ali. 🙂

Ah… Não sei se você notou, mas esse alfabético fonético só entra consoantes, então as vogais não tem significado, o mesmo acontece com as consoantes que não foram relacionadas. (H, J, K e Q)

As vogais vão te ajudar na próxima fase de memorização numérica que é criar as palavras. Dá uma olhada…

Hora de criar 🙂

Acredito que você já tenha entendido como funciona o alfabeto fonético. Então agora passamos para a segunda fase, a fase de criar palavra através dos números.

Por exemplo: Como você acredita que podemos representar o número 21 em uma única palavra?

O número 21 poderá ser representado por diversas palavras como:
NaTa, NoTa e NeTa.

O número 2 é representado pela letra N, e o número 1 é representado pela letra T.

Como as vogais não significam nada, elas somente nos ajudam a completar as palavras. O que importa são as consoantes, perceba que alterando as vogais é possível criar bastante palavras para representar um número.

Simples né?

Aeee…Você acaba de aprender o segredo para memorizar números. 🙂

Hora da verdade

Para facilitar o processo de substituir frases por números, eu criei um infográfico com as 10 palavras que representam os números de 1 à 10. Dá uma olhada…

INFOGRÁFICO

Ah… Preciso te avisar que seria muito importante você criar uma imagem mental para cada número, de forma que toda vez que for usar esse determinado número, pense na imagem correspondente.

Por exemplo: quando for usar o número 1 em qualquer lugar, imagine uma teia.

Eu sei que isso parece loucura rs, mas pode ter certeza que vai facilitar muito o seu contato e memorização com números.

Com isso em mente, eu aconselho você a voltar e analisar cada número e a sua imagem correspondente.

Depois disso faça o próximo exercício, e claro, memorização é muita prática, então aqui precisa ter muito exercício. 🙂

Exercício:

  • Crie uma lista com os números de 1 à 10
  • Escreva as palavras representante de cada número.

Exemplo:

1= Teia
2= N
3= Mãe
4= Cão
5= Lua
6= Osso
7= Fio
8= Água
9= Peão
10= TouRo

Bem, agora você pode facilitar o processo de memorização criando um filme mental, lembra?

Então vamos lá, para que o filme mental funcione, você precisa seguir essas 3 regras:

  1. Usar os canais sensoriais (Visão, audição e canal sinestésico);
  2. Usar do absurdo (coisas impossível de acontecer na realidade);
  3. usar bastante o exagero (aumentar o tamanho de tudo, exagerar sempre).

Usando essas regras é muito fácil de lembrar do filme mental.

Um exemplo de um filme mental que você poderia criar com as palavras do infográfico:

Imagine que você viu uma teia de aranha gigante na casa de noé, noé também viu e foi direto contar para a sua mãe, a mãe dele começou a correr para ver o que aconteceu, mas acabou chutando um cão, ela chutou tão forte que o cão foi parar na lua, mas não era uma lua normal, era feita de osso. Agora acontece uma coisa estranha que esse osso que tem um formato de lua se transforma em um rolo de fio gigante, de tal forma que no meio do fio não existe cobre, só existe água. Do nada, essa água que estava dentro fio cai na cabeça de um peão que estava galopando em cima de um touro. O touro fica assustado com tudo o que está acontecendo e vai parar na teia de aranha, mas é a teia de aranha da casa de noé….

Essa é uma história que inventei aqui para lembrar das 10 palavras, você pode criar a sua também.

Se você perceber, a história fica em um ciclo infinito, a ideia é sempre chegar na última palavra e voltar para a primeira.

Ah… não se esqueça, se você não entendeu a história, ou tem qualquer dúvida, pode deixar o seu comentário no final do artigo que vou estar por ali. Combinado?

EXERCÍCIO


Como Memorizar Números Exercicio

Memorizar números é uma loucura né? 🙂

Como você já pode perceber, memorização é muita prática, então bora praticar rs. Nesse tópico eu coloquei algumas coisas que você pode treinar no seu dia a dia para melhorar o seu contato com números e conseguir memorizar rápido.

Depois desses treinos você vai poder até fazer uma competição no seu trabalho, no seu colégio ou na faculdade para ver quem consegue memorizar os números na sequência e mais rápido.

Vai ser até injusto competir hahah

Então vamos aos exercícios.

Exercício 1 = Troque os números por palavras. A partir de agora, quando você estiver tendo contato com números, troque por palavras. Você pode fazer isso na academia, no trabalho, na faculdade, em qualquer lugar.

Só lembre-se, quando for usar número, use palavras. Combinado?

As pessoas podem te chamar de doido, mas não ligue, o importante é está treinando. 🙂

Exercício 2 = Use essa técnica e crie um filme mental para memorizar todos os seus documentos, cpf, rg, titulo de eleitor, cnh, número do conta do banco, número do cartão de crédito… Enfim, você pode usar para memorizar qualquer documento.

Exercício 3 = Sempre que puder, faça uma lista qualquer de número e tente memorizar o mais rápido possível.

O que acha de fazer isso agora? Consegue usar toda a técnica explicada durante o artigo para memorizar esse número 021058237170?

Se não conseguir, já sabe o que fazer né? Deixe o seu comentário lá no final da página.

Aqui vai a resolução…

Para facilitar você pode separar os números a cada dois dígitos.  Exemplo: 02 10 58 23 71 70

Depois disso basta substituir os números por palavras:

02: RoNe
10: TouRo
58: LaGo
23: NoMe
71: FiTa
70: FeiRa

E no final você cria uma história:

Rone é um rapaz que está em cima de um touro, mas o touro é tão bravo que joga ele dentro do lago, esse lago não é normal, ele tem o formato da palavra “nome“, e esse formato nome foi feito usando uma fita gigante, essa fita é tão incomum que você só consegue comprar em uma feira da Tailândia, e é nessa feira que o rone trabalha.

Moleza né?

Esse método te ajuda a conseguir memorizar números de diversos dígitos. Basta treinar, treinar e treinar.

Com treino vai chegar em um momento que você já vai estar criando filme mental automaticamente, pulando a fase 1 e 2.

Ah… para facilitar esse processo de criar palavras e relacionar com um número, criei um ebook com as palavras correspondente aos números de 1 à 100.

O ebook é 100% gratuito, para baixar basta colocar o seu email que envio para você. Se isso te interessa basta ir nesse link – ebook convertendo palavras em números

CONCLUSÃO – Como Memorizar Números


Como Memorizar Número 2

Aeee… Uffa acabou o artigo 🙂 parecia que nunca ia acabar rs.

Para finalizar eu só queria deixar aqui para você o conceito da curva exponencial do aprendizado.

Esse é um conteúdo bem extenso que eu poderia até escrever um outro artigo para isso, mas o ponto é, tudo no inicio parece ser muito complicado e difícil, mas com o passar do tempo, com a prática tudo começa acontecer com mais facilidade.

Então se estiver parecendo um pouco difícil, isso é só o inicio da curva do aprendizado, pode ter certeza que com o treino vai melhorar, só continue. 😉

E aqui a lista das palavras representante dos números de 1 à 10 para relembrar:

  1. Teia
  2. N
  3. Mãe
  4. Cão
  5. Lua
  6. Osso
  7. Fio
  8. Água
  9. Peão
  10. TouRo

E caso queira uma lista das palavras correspondente aos números de 1 à 100, eu criei um ebook que pode ajudar, você pode baixar aqui – ebook convertendo números em palavras

É isso, se esse artigo foi útil para você compartilhe para que mais pessoas possam ter acesso, e caso queira acrescentar alguma coisa ou tiver alguma dúvida você pode deixar o seu comentário abaixo, vai ser um prazer falar com você.

Eu vou ficando por aqui…

Forte abraço,

Até a próxima.

  • fernando silva

    oi Edvan, queria saber se esta técnica numérica ajudaria a gravar versos biblicos por ter muitos numeros de diferentes livros.